12 coisas sobre Franquias odontológicas que ninguém te contou!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A procura por tratamento dentário está crescendo no Brasil, pois a população começou a perceber a necessidade de manter a qualidade da Saúde bucal. O impacto do aumento da demanda é visto todos os anos no crescimento de franquias odontológicas.

A franquia tem vantagens na gestão de clínicas odontológicas, pois nem todo profissional possui conhecimento de gestão ou lidera outros aspectos envolvidos na operação do serviço. Como franqueado, existe o auxílio na fase de implantação da clínica.

Franquia é um modelo de negócio que concede aos franqueados o direito de usar uma marca e, na verdade, distribuir produtos ou serviços exclusivamente para um local. É um sistema que proporciona aos empreendedores um modelo de negócio comprovado e marcas conhecidas.

Ao abrir franquias odontológicas, o investidor ou dentista, será apoiado pela franqueadora, desde o início, durante a abertura da clínica e durante o funcionamento da unidade.

A vantagem da franquia é que a empresa já formou um padrão, então a chance de sucesso geralmente é maior do que a de empreendedores que estabeleceram negócios independentes.

Confira 13 coisas que você precisa saber sobre franquia odontológica.

1.franquias odontológicas tem acompanhamento da franqueadora

O processo de abertura de uma franquia de clínica odontológica é monitorado desde o início pela franqueadora, o que auxilia na seleção de cidades e pontos comerciais, realiza pesquisas de mercado, fornece projeto arquitetônico e identidade visual, treina colaboradores e organiza ações de marketing para o público-alvo dessa área de.

Por exemplo, um dentista que decide possuir uma franquia pode negociar com o fornecedor parceiro do franqueador para oferecer descontos e prazos de entrega especiais. Algumas redes oferecem até mesmo comércio eletrônico exclusivo para franqueados.

2. Conhecimento compartilhado

Uma das maiores vantagens de ser um franqueado é que você pode obter todo o know-how que uma empresa integrou, testou e aprovou no mercado. Portanto, você inicia seu negócio com base em um modelo pré-formatado, que, como qualquer outro tipo de negócio, apresenta múltiplas vantagens e desvantagens.

3. Marca reconhecida no mercado

A empresa é bem conhecida e tem reputação. Começar um negócio do zero requer muito trabalho e construir uma marca unificada requer mais trabalho. Investir em franquia odontológica com boa reputação no mercado ajuda na divulgação.

As pessoas não fazem distinção entre franqueados e franqueados, ou seja, desde que conheçam a marca, não há diferença em qual unidade atendem. Se uma empresa é aberta em sua área, se ela tiver credibilidade, será mais fácil para você recrutar pacientes.

4.Dedicação Integral

Você quer abrir uma franquia odontológica, mas sabe o que é preciso? Engana-se quem pensa que ser franqueado significa ter que reduzir a carga de trabalho. Muito pelo contrário, porque se você abrir sua própria franquia, terá que se dedicar ao negócio.

Se você não quer ser gerente, precisa contratar profissionais competentes para administrar sua empresa. Mesmo se você deixar a gestão para terceiros, se quiser o crescimento do negócio, você precisa prestar muita atenção ao processo.

5. Nem todo lugar pode ter franquias odontológicas

Mesmo que você tenha todos os pré-requisitos exigidos pelo franqueador e tenha as informações para se tornar um franqueado, há mais uma etapa: um estudo de viabilidade comercial.

Antes de abrir uma nova unidade, o franqueador faz uma pesquisa de mercado para ver se o negócio terá resultados na região. A marca não correrá o risco de abrir mão do direito de uso de sua marca em áreas onde acredita não haver potencial de crescimento, pois a empresa não quer sofrer perdas, mas quer se expandir.

6. Garantia de suporte

Outra grande vantagem de investir em franquias odontológicas é o suporte que o franqueado recebe. Antes de o negócio começar a funcionar, o empresário receberá a formação necessária para poder gerir da melhor forma a sua clínica.

Mas não é tudo: seus funcionários também receberão treinamento. O franqueador garante fornecer suporte ao franqueado durante todo o período do contrato.

7. Tempo para começar lucrar

Cada inicialização é difícil e os lucros não são obtidos da noite para o dia. As empresas precisam de investimento e paciência para começar a ter bons resultados. Com a franquia, o retorno do investimento será mais rápido.

De um modo geral, os empreendedores começam a lucrar dentro de 24 a 36 meses após o início da atividade. O resultado é fruto de muito trabalho e vai depender mais do comprometimento do gerente do que da própria franquia.

No entanto, conforme afirmado em um dos itens acima: marcas conhecidas auxiliam na aquisição de pacientes, reduzindo o tempo de compra do consumidor.

8. Responsabilidades do franqueado de uma franquia odontológica

Para usar a marca do franqueador, o empreendedor deve cumprir responsabilidades, que estão em contrato. Saiba quais são as suas responsabilidades como parte da rede de clínicas dentárias.

  • Gestão centrada em resultados de negócios e seus recursos

Embora os empreendedores usem a marca do franqueador, a gestão do empreendimento é de responsabilidade deles. O franqueador é responsável pelo desenvolvimento e lucro da empresa.

  • Metas

Franquias odontológicas precisam vender seus serviços, portanto, devem cumprir meta de vendas mensal. Essas metas são definidas pelo franqueador para todas as unidades da rede.

  • Informações ao franqueador

As informações sobre o cumprimento das metas e o faturamento mensal devem ser repassadas ao franqueador.

  • Regras e padrões definidos pelo franqueador

Uma franquia odontológica tem padrões de serviço, divulgação de serviço, uso de marca e uma lista de procedimentos que devem ser fornecidos. O franqueado que optar por abrir esse tipo de negócio deve obedecer às regras da marca e atuar dentro dos padrões estabelecidos.

  • Área definida

Se o franqueador determinar que você trabalhará em uma determinada área, sua clínica não poderá se mudar para lá apenas porque você deseja ou encontrou um aluguel mais barato.

  • As taxas

Além da taxa inicial, trata-se de um investimento na fase inicial do negócio, e existem outros custos que são pagos mensalmente.

9. Planejamento

Avaliar seu próprio perfil e analisar seu relacionamento com o franqueador é o primeiro passo para uma cooperação de sucesso. É por isso que você precisa ser honesto consigo mesmo.

Considere quanto investimento é necessário, se você precisa se dedicar ao negócio, quanta receita espera ganhar e outros fatores importantes. Após essa análise, você deve verificar se suas expectativas estão dentro da faixa fornecida pelo franqueador.

10. Padrão

Uma característica importante da franquia odontológica é que ela possui padrões de procedimento fornecidos por toda a rede. Isso significa que todos os franqueados devem fornecer uma lista de serviços específicos.

Portanto, se você passa a maior parte do seu tempo em implantes dentários e cirurgia, não quer que a franquia se concentre exclusivamente em odontologia estética e vice-versa. Você deve escolher uma marca que forneça serviços ao seu público-alvo e direcionar seus interesses e habilidades.

11. Branding e marketing

Ao planejar iniciar seu próprio negócio, você não só precisa investir, mas também considerar questões relacionadas à escolha da identidade da marca e das técnicas de publicidade. Isso não acontece em uma franquia odontológica, já que é responsabilidade da franqueadora.

12. Possibilidade de ter um laboratório completo

O equipamento para a instalação de escritórios e laboratórios é caro e muitas vezes difícil de obter de forma independente.

13.Redução de custos

Ao ingressar na rede de clínicas franqueadas, você terá a oportunidade de melhor negociar o valor do produto com os fornecedores. Como a compra é realizada em larga escala, o desconto oferecido é ainda maior para todas as unidades. Portanto, você pode economizar no custo de aquisição de materiais, equipamentos e instalações.

Os custos de publicidade são compartilhados entre os franqueados, o que também reduz muito os custos de publicidade da marca. Além disso, a publicidade tende a ser mais eficaz do que investir apenas nessa estratégia.

Invista em um negócio que é 10 em 1

Ter clínica própria é um grande sonho para muitos dentistas, pois lhes dá maior liberdade de trabalho e aumenta suas chances de obter maiores rendimentos. Embora começar seu negócio do zero possa ser um pouco complicado, investir em uma franquia odontológica pode ser uma boa maneira de realizar esse sonho. E imagina investir em uma empresa que além de serviços odontológicos oferece outros 9? Sim, 10 serviços em uma única empresa!

Essa é a Consultare Centro Médico. Franquia conhecida por ser um negócio 10 em 1, dessa forma, proporcionando tudo que seus pacientes precisam em um único lugar.

  1. Maior número de especialidades médicas

  2. Especialistas em exames cardiológicos

  3. Odontologia

  4. Exames por imagem (ultrosonografia, endoscopia e colonoscopia)

  5. Estética completa

  6. Laboratório de exames completo

  7. Pequenos procedimentos

  8. Vacinas e Drive Thru de vacinas

  9. HOME CARE (Exames laboratoriais e vacina)

  10. Telemedicina avançada

Por oferecer assistência médica acessível e ao valor justo, isso permite que a Consultare ofereça os mais diversos serviços e os melhores procedimentos do mercado.

Portanto, não faltam motivos para ter uma franquia Consultare: negócios lucrativos, modelo de negócios e serviços de alta qualidade que podem gerar lucros a curto, médio e longo prazo. Se você está cogitando abrir uma franquia odontológica, conheça a Consultare Centro Médico.

Mais artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *