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Centro Médico: Ter uma Franquia ou consultório próprio?

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Os brasileiros têm realizado cada vez mais o sonho de empreender. Em 2019 a Global Entrepreneurship Monitor realizou um estudo e comprovou que mais de 53 milhões de brasileiros já são donos do próprio negócio, entre eles, franquia ou consultório próprio.

A autonomia continua sendo almejada pela população brasileira, mesmo com a parte burocrática sendo uma das principais dificuldades na hora de abrir um negócio em território nacional. 

Antes de tudo, quando se pensa em empreender na área da saúde, uma das primeiras dúvidas mais comum é sobre a escolha do modelo de negócio: ter uma franquia ou consultório próprio?

Cada um desses modelos apresenta vantagens e desvantagens. Contudo, não existe o formato certo ou errado, tudo depende do seu perfil de empreendedor e o que você almeja. Mas, quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

Esse artigo destaca pontos que devem ser considerados em ser dono do próprio consultório ou de sua uma franquia. 

O que é uma franquia?

Mas antes de começarmos a pontuar o que é a vantagem e desvantagem de cada  modelo de negócio, você precisa compreender o que é sistema de franquias. O mercado de franchising se diferencia dos outros mercados por ter características próprias, então afinal: o que é uma franquia?

É um modelo de negócio em que o proprietário de uma marca dá o direito de uso para uma outra pessoa. Ou seja, essa concessão possibilita que replique o negócio em diversos locais. 

O que analisar antes de escolher um modelo de negócios?

Em primeiro lugar, a análise individual é o principal ponto para considerar antes de decidir por um modelo de franquia ou consultório próprio. Diversos fatores particulares da realidade de cada um, como perfil de negócios, orçamento disponível, assim como outros pontos são decisivos na hora de escolher o modelo de negócio.

Do mesmo modo, em um negócio próprio, você precisa estar ciente que  saber conceitos complexos de gestão e administração, e não terá a ajuda de ninguém para aprender o necessário. 

Então, também é fundamental realizar o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI) e analisar qual opção se encaixa melhor em sua realidade financeira.

  • Qual é o seu perfil Empreendedor? 

Em um modelo de franquias, é essencial ter a capacidade de seguir padrões. Uma franquia trabalha em rede e depende da franqueadora na maioria das decisões. Além disso, para os não experientes em gestão, uma franquia é mais certeira, já que o know-how  maior é  da franqueadora, assim a operação da rede sempre tem o suporte ao franqueado para garantir o sucesso do negócio como franquia. 

Mas se você prefere ter autonomia e não receber muitas ordens, o negócio próprio é o modelo que dá mais liberdade para você criar sem precisar seguir regras e padrões de uma marca já existente.

Então, faça essa pergunta para si mesmo: “Qual é o meu perfil de empreendedor?”, isso te ajudará a descobrir qual o modelo mais ideal para você e garante que você não terá problemas com a adaptação ao negócio em longo prazo. 

  • Como estão os seus recursos financeiros? 

A princípio, é de extrema importância realizar uma análise financeira antes de abrir qualquer empresa, seja uma franquia ou um consultório próprio.

Uma opção para empreendedores que têm pouco capital é o investimento em franquias, já que existem diversas opções acessíveis. Então, analise seu orçamento e faça um planejamento financeiro para analisar todos os prováveis riscos que você pode correr decidindo ser um franqueado ou dono do seu próprio centro médico.

  • Veja em qual é o melhor modelo para sua ideia de negócio: franquia ou consultório próprio

Caso você seja um empreendedor que desenvolveu ou está desenvolvendo uma ideia inovadora para a área da saúde, criar um negócio próprio pode ser melhor do que entrar em uma rede de franquias. Mas, se você está pensando em investir em um negócio que o modelo de empresa já existe, a franquia pode ser a melhor opção. 

Assim como quanto os principais pontos mencionados acima é importante verificar as vantagens e desvantagens que ter uma franquia ou consultório próprio oferece.

As vantagens de abrir uma franquia

Em primeiro lugar, antes de analisar o que a franquia oferece aos empresários, é preciso citar o desempenho do setor. Em 2019, o mercado de franquias cresceu 6,8%, com um faturamento de 186,755 bilhões de reais. Isso mostra como franquias são negócios lucrativos.

  • Nome reconhecido no mercado 

Um dos benefícios do sistema de franquia é a possibilidade de obter o apoio de marcas já consolidadas no mercado da saúde, o que representa uma importante vantagem competitiva para enfrentar a concorrência.

Bem como para os profissionais que buscam segurança em investir na área da saúde, escolher um modelo de franquia, com o nome reconhecido que a marca já tem no mercado que está inserido e know-how em centro médico garante ao franqueado possibilidades maiores de crescimento. 

  • Suporte

No modelo de franquia, a franqueadora fornece todo o suporte necessário para o planejamento estratégico da empresa. Com isso, os empreendedores podem dominar a gestão. 

E também, para a padronização do serviço faz com que a franqueadora ofereça treinamentos e ensine a metodologia de trabalho ao franqueado e sua equipe. Além disso, fica presente com suporte na necessidade de pesquisas de mercado e implementação do negócio. 

  • Modelo de Negócio com baixo risco

Por outro lado, o franchising oferece um modelo de negócio que foi desenvolvido, testado, aplicado e melhorado na prática. Afinal, ter um plano bem-sucedido pode dar mais segurança ao empresário.

Afinal, uma marca só inicia a sua expansão com uma rede de franquias, após uma operação bem-sucedida. Dessa forma, investir nesta empresa significa reduzir o risco de fracasso empresarial. 

  • Marketing 

Outra vantagem da franquia é que os franqueados compartilham os custos de publicidade. Além disso, como a marca já é amplamente conhecida no mercado, potenciais pacientes e empresas podem ser identificados com maior facilidade.

  • Lucro

Além do investimento inicial, o modelo de franquia também exige o pagamento de taxas. Portanto, é importante considerar que o valor dessas taxas é pequeno se comparado aos benefícios proporcionados por uma franquia da área da saúde.

  • Automação do processo 

Na franquia, a informatização dos processos já faz parte do modelo de negócio. Os franqueados possuem ferramentas de gestão. Como resultado, os processos podem ser melhor gerenciados, incluindo indicadores de desempenho de monitoramento. 

  • Negociar com fornecedores

     

O sistema de franquia realiza negociações em larga escala, permitindo aos franqueados obterem prazos de pagamento diferenciados com menor custo. 

  • Aquisição de clientes 

No caso do sistema de franquia, existe um sistema estruturado que pode atrair clientes por diferentes canais, o que aumenta as chances de atrair mais pacientes para o centro médico imediatamente.

  • ROI mais rápido

A média do Retorno sobre Investimento em franquias é de 2 a 3 anos. Um período menor comparado a o modelo de negócio próprio.

  • Maior segurança

 Os franqueados não precisam testar produtos, nem mesmo analisar com qual marca estão trabalhando. Tudo isso foi estabelecido pelo franqueador. Ao adotar sua metodologia, você pode aproveitar essa vantagem competitiva no mercado. 

As desvantagens em abrir uma franquia na área da saúde

  • Lucro

Apesar de também ser uma das vantagens, o lucro torna-se uma desvantagem por precisar ser partilhado com a franqueadora. Uma das principais formas de remuneração do franqueador é por meio de royalties.

 A taxa é cobrada dos franqueados todos os meses por meio de uma determinada porcentagem de faturamento, compra ou outros meios. Dessa forma, isso reduz os lucros dos empresários, que precisam ser repassados ​​para a rede. 

  • Autonomia 

Se quiser gerir o seu negócio à sua maneira, no franchising é impossível. Nas principais decisões, é necessária a aprovação do franqueador. 

  • Custos fixos

As taxas de franquia são um dos principais requisitos para a franquia, são cobradas quando o negócio é adquirido e usadas para despesas de implementação e treinamento. 

  • Escolha de pontos comerciais 

O franqueador pode decidir não abrir o direito de franquia por não concordar com o local de negócio escolhido. 

Embora tenha algumas desvantagens, para um empreendedor que quer entrar em um negócio que já tenha comprovado seu sucesso, o modelo de franquia na área da saúde é uma ótima opção.

Enquanto para empreendedores que preferem ter mais autonomia e assumir riscos, a ideia de ter um negócio próprio na área da saúde pode ser a melhor opção. Veja quais são as vantagens e desvantagens de ter um centro médico próprio.

As vantagens de abrir um consultório próprio

  • Autonomia 

Como não existe uma cartilha sobre o que deve ou não ser feito, o empreendedor tem muito poder de decisão para escolher o posicionamento de sua marca e como irá atrair pessoas interessadas em seus serviços e a gestão do negócio.

  • Flexibilidade de serviço 

Embora isso não signifique redução da carga de trabalho, pode haver mais flexibilidade no dia a dia. Portanto, os profissionais podem decidir assumir as tarefas administrativas pela manhã e marcar consultas à tarde, ou encerrar o negócio pela manhã e comparecer até a noite. As possibilidades são muitas, e seu próprio consultório lhe dá grande autonomia para decidir o que é melhor para você. 

  • Lucro próprio 

Além do investimento inicial, a adesão ao sistema de franquia exige royalties mensais para a utilização desse modelo de negócio. Enquanto, no seu próprio negócio, após retirar o que é gasto com os investimentos e as despesas, o rendimento é integral.

  • Maior escalabilidade 

Escalabilidade é a capacidade de fazer um negócio crescer. Com o tempo, possuir um negócio pode oferecer mais oportunidades de expandir a empresa para outros mercados. A escala da franquia é limitada pelo modelo operacional do franqueador. Portanto, no máximo, você só vai poder abrir outra loja da marca. 

  • Identidade própria 

Criar um negócio à sua medida, seja no sentido da decoração, seja ao nível das soluções para o mercado, é uma grande vantagem em começar do zero. Outra vantagem é que você pode se adaptar à maneira como seu público-alvo aceita.

As desvantagens de abrir seu consultório próprio

  • Alto risco

O trabalho autônomo está assumindo riscos no mercado. Ao iniciar seu próprio negócio, você precisa lidar com a aceitação pública do produto, a competição com os concorrentes e o enfrentamento de desafios financeiros.

  • Retorno do investimento de longo prazo

O retorno do investimento de possuir um negócio é geralmente maior do que o de uma franquia. Existem mais recursos para desenvolver uma empresa do zero do que fundos de franquia, e nem sempre há garantia de que o produto terá sucesso no mercado. 

  • Dificuldades estruturais

Começar o seu próprio negócio exige muito esforço para promover o desenvolvimento da empresa. O processo burocrático de abertura e cumprimento da legislação torna o esforço ainda maior. Enquanto, no sistema de franquia, todo o sistema está pronto. 

  • Falta de suporte 

Começar seu próprio negócio normalmente significa que você precisa encontrar no mercado profissionais qualificados, com amplo conhecimento de negócios e especialistas. Essas pessoas não são fáceis de encontrar.

  • A complexidade da pesquisa de mercado 

Todas as pesquisas de mercado (o melhor local para se estabelecer, informações sobre o público-alvo e a concorrência, etc.) são de responsabilidade do empresário, e esse é um processo que deve ser bem feito para o sucesso do negócio. 

  • Falta de reconhecimento 

Você precisará de mais tempo e dinheiro para lançar uma marca reconhecida pelo mercado. Só depois disso você começará a ver o retorno do seu investimento. 

  • Difícil de se destacar no mercado 

Você precisa verificar quem são seus concorrentes e como ser notado entre as grandes marcas. Portanto, é necessário ter uma estratégia muito bem desenhada para promover seus produtos ou serviços.

  • Investimento inicial 

Por exemplo, um centro médico próprio precisa investir em infraestrutura, equipamentos de alta qualidade, atividades de publicidade, etc., e você deve pagar uma determinada taxa por cada item. 

Na escolha de uma franquia, grande parte dessas taxas têm sido paga apenas com o valor do investimento inicial, que na maioria das vezes é relativamente baixo se comparado ao custo do negócio exclusivo. 

  • Disponibilidade de execução 

A fase de execução é o momento em que tudo no plano é colocado em prática. Portanto, o gerente deve agir e supervisionar todas as ações a serem formuladas. Ter um consultório próprio vai exigir maior dedicação para realizar as ações da melhor forma e, portanto, precisam de mais disponibilidade.

Agora que você descobriu as vantagens e desvantagens de investir em franquia ou consultório próprio na área da saúde, qual modelo de negócio você achou melhor para investir?

Se for em franquia, conheça a rede de consultórios Consultare, um modelo franchising, que está em expansão e busca por profissionais como você, que quer abrir um empreendimento de sucesso.

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