Ao abrir uma franquia, em primeiro lugar, uma das maiores preocupações do gestor é como fazer o negócio funcionar e dar resultado. Então, para você conhecer como ter uma franquia de sucesso, preparamos esse artigo que traz as principais ações para garantir o sucesso da sua empresa.
Nos últimos anos, cada vez mais as pessoas têm procurado abrir lojas franqueadas no Brasil, por ser considerado um modelo de investimento mais seguro. Afinal, ao abrir uma franquia, não se “começar do zero”, inicia de uma marca já reconhecida por clientes em potencial.
Embora os planos de negócios estruturados e o reconhecimento da marca contribuam para o sucesso da franquia, o desempenho dos franqueados também tem impacto no resultado final. Nesse caso, algumas atitudes tornam o sucesso da franquia mais garantido e maximizam o retorno do investimento. Conheça algumas delas:
Identifique-se com a marca
Quando você gerencia uma empresa, você precisa se identificar com o negócio. Se você não gosta do seu trabalho, não será capaz de se dedicar ou convencer seus funcionários ou clientes de que seus produtos e serviços valem a pena.
Participe de suas operações diárias
Entenda que para administrar a franquia é preciso estar presente, principalmente durante os primeiros meses de operação. Portanto, se você tem um emprego de tempo integral em outro lugar, será difícil administrar uma empresa.
Por isso, lembre-se de que isso afetará os resultados e o desempenho de seus negócios, e sua participação ativa nas operações é vital para o funcionamento da empresa.
Então, torne-se um líder. Participe do dia a dia da empresa. Fique perto de seus funcionários e oriente-os no caminho certo. Mantenha contato com seus clientes. Em conclusão: seja um modelo a ser seguido pela sua empresa. Este é um dos segredos de uma franquia de sucesso.
Cuide dos serviços prestados
No franchising, como em qualquer outro tipo de negócio, é necessário manter um relacionamento bom e saudável com os clientes e públicos-alvo. Portanto, é fundamental estar sempre atento à qualidade do serviço prestado ou do produto ofertado
Escolha uma boa localização
Existem diferenças entre franquias de sucesso em pequenas cidades e capitais. Por isso, é necessário entender os hábitos de consumo locais, questões geográficas e culturais. Tudo isso afeta o marketing de uma franquia de sucesso e o relacionamento entre o cliente e a marca.
A seleção de pontos é um dos principais fatores a serem considerados para produzir bons resultados para a franquia. A localização da instituição pode ser em shoppings, ruas ou até galerias e outros locais. Por isso, é preciso considerar o modelo de negócio e como ele pode dar mais visibilidade e se aproximar do público-alvo.
Muitos franqueadores pré-selecionam locais de negócios antes de entregá-los a novos parceiros. As empresas podem comprar pontos e repassá-los aos franqueados ou utilizar parâmetros e ferramentas de geomarketing para definir o local ideal para uma nova loja.
Participe de treinamentos
Para ajudar os franqueados e oferecer condições de sucesso, boas franqueadoras proporcionam treinamento contínuo. Além do treinamento inicial, não é incomum que ofereçam cursos, palestras e atividades para que as equipes das franquias conheçam mais o próprio negócio.
Se a meta é ter sucesso, os franqueados precisam participar de todo o treinamento possível. Além de ajudar a entender com clareza como funciona o negócio, esses eventos também são ótimas oportunidades para estabelecer novos vínculos, parcerias e promover o desempenho das franquias.
Os treinamentos são importantes pois a equipe que forma a franquia desempenha um papel muito essencial no sucesso geral da empresa.
A qualificação da equipe é outro ponto muito importante para ter uma franquia de sucesso. Por isso, muitos franqueados oferecem treinamento presencial e online para funcionários e franqueados. É necessário extrair o máximo de informações possível e tentar aplicar esses conceitos ao dia a dia dos negócios.
Contar com funcionários bem treinados será a chave para o progresso corporativo. O treinamento é uma forma de transferir conhecimento e operação corporativa, para que a nova unidade não perca a originalidade e a essência da marca da franqueadora.
Saber contratar
Também é prioridade que os franqueados precisam ser extremamente cuidadosos e prestar atenção ao processo de seleção. É preciso entender o panorama de cada vaga da franquia para encontrar a pessoa certa para ocupar o cargo.
Após a contratação, é necessária uma formação completa e abrangente, pois permite aos clientes usufruir de serviços mais preparados e eficientes.
Ter a estrutura e o plano certos, mas usar as pessoas erradas em seu negócio, só vai arruinar a experiência do cliente e tornar o caminho para o sucesso mais longo e mais perigoso.
Preste atenção às necessidades do público
No que se refere ao atendimento ao cliente, para entendê-lo corretamente, o franqueado deve estar sempre atento às necessidades do público. Embora a franquia tenha um papel claramente definido, somente por meio do entendimento do mercado local em que a empresa atua é que o empreendedor pode identificar as necessidades específicas de seus clientes.
Esforce-se para ter um entendimento completo da operação.
Essa técnica deve realmente se tornar o mantra seguido pelos franqueados. Afinal, o sucesso da franquia depende inteiramente da compreensão de todos os processos, produtos e estratégias da franquia.
O ponto chave a se considerar é que independente de o franqueado conhecer ou não o nicho de mercado, ele deve ser qualificado e aprender mais. Tudo isso contribui para a boa execução e crescimento da franquia. Portanto, o conhecimento é um ponto importante a ser analisado antes de determinar a melhor parte a se atuar.
Ter um projeto arquitetônico
Antes mesmo de iniciar a expansão da marca, é necessário que o franqueador admita um escritório de arquitetura para criar um projeto padrão que será utilizado para todas as unidades da marca.
O franqueado é responsável por tornar o plano realista. Portanto, é necessário contratar um parceiro para formalizar o modelo solicitado de acordo com a dimensão do ponto.
Realizar Publicidade e Marketing
Dentre o valor pago pelo franqueado ao franqueador, um determinado valor é utilizado para verbas de marketing. Esta contribuição é recolhida de todas as unidades da rede com o objetivo de realizar ações de marketing para aumentar a visibilidade da loja da marca.
Portanto, o dinheiro é usado em atividades de mídia de massa, como rádio, televisão, revistas, jornais, internet e até atividades locais como anúncios e banners.
Franquia é sinônimo de padronização e consistência. Isso significa que independente de onde esteja o negócio, a franquia sempre representará a imagem e o conceito da marca. Dessa forma, o franqueador sempre realizará o marketing institucional relacionado à própria.
No entanto, isso não significa que os franqueados não possam estimular seus negócios localmente. Para ganhar reconhecimento na região e obter melhores resultados, as operadoras das unidades podem investir em publicidade local.
Oferecer suporte pré-operacional
Qual é o melhor ponto da minha loja? Qual a probabilidade de a identidade visual da marca se adaptar à minha estrutura de construção? Ao contratar funcionários, quais são as principais competências que devo considerar?
Dúvidas surgem naturalmente na fase pré-operacional, que vai desde a assinatura do contrato de franquia até a implantação da unidade. Mas mesmo que a loja não esteja aberta, uma excelente franqueadora deve dar suporte para seus franqueados.
Garantir suporte nas operações
A conexão entre o franqueador e o franqueado é contínua. Portanto, a obrigação de dar suporte não se esgota com a abertura da franquia. Ao contrário, o suporte durante a fase de operação é essencial para manter o bom desempenho dos negócios.
Disponibilizar reciclagem e renovação
O franqueador também deve oferecer cursos de atualização para o franqueado. O ideal é disponibilizá-los na programação anual da rede. Afinal, por meio de treinamentos regulares, o franqueador garantirá a manutenção da qualidade do serviço prestado aos clientes.
Franquia de sucesso: Consultare Centro Médico
A Consultare é uma rede de franquias na área da saúde que se importa com o sucesso dos seus franqueados e busca ofertar o melhor para que a franquia seja um sucesso.
Para atingir esse objetivo, a franqueadora Consultare cuida de todos os procedimentos desde a implantação até a gestão de marketing. Confira o que a empresa oferece como franqueadora:
- Implantação e Estruturação da Clínica
- Gestão e Suporte Operacional
- Gestão de Marketing Digital
- Consultoria Especializada
- Treinamentos Operacionais
- Tecnologia de gestão Operacional
- Projeto Arquitetônico 3D
- Negociações exclusivas com fornecedores homologados
- Os melhores softwares do mercado
Conheça a franquia de centro médico que possui uma equipe de gestão de alta qualidade, oferece apoio aos franqueados e otimiza o processo de operação por meio dos conceitos tecnológicos de gestão de serviços e de negócios.