Para quem deseja iniciar um negócio, a franquia estética é uma boa opção de investimento. Mesmo em tempos de instabilidade econômica, a área de beleza está em alta no Brasil. Isso porque os brasileiros se preocupam com a beleza e, mesmo em um contexto de pandemias e isolamento social, a preocupação com a aparência aumentou.
Mercado de Estética e a crise econômica
As videochamadas tornaram-se mais frequentes e as pessoas podem olhar umas para as outras enquanto fazem diferentes expressões e gestos. Sem contar o tempo extra em casa, com ele dá para se observar no espelho mais de perto.
Portanto, há vários detalhes que não haviam sido percebidos antes, no isolamento social surgiu o que chamamos de “efeito de ampliação”. O brasileiro presta mais atenção ao corpo, rosto e pele e está disposto a cuidar de cada detalhe.
Por causa disso a demanda por procedimentos cosméticos tem aumentado. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franquias (ABF), o setor de franquias de beleza cresceu 12,7% no primeiro trimestre de 2021. Não é à toa que o Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo em consumo de produtos e serviços de beleza.
A área de estética
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franquias (ABF), o setor de beleza tem apresentado grande crescimento nos últimos anos. O crescimento e os múltiplos estudos envolvendo beleza e estética têm chamado a atenção de empresários e empreendedores que buscam modelos de negócios promissores para investir.
Vale destacar que a franquia estética tem impulsionado a economia brasileira e se tornado um dos segmentos de mercado mais procurados por investidores e empresários.
A indústria da beleza tem um grande potencial de lucro
Segundo dados da Associação Brasileira de Franquias, a receita das franquias de beleza tem sido muito alta nos últimos anos e as perspectivas para 2021 são otimistas. A tendência dos brasileiros é continuar a buscar serviços desde salões de beleza até áreas mais especializadas, como odontologia estética ou tratamento a laser.
Quais são as vantagens de investir em uma franquia de beleza?
Como você pode perceber, o departamento de franquias é uma opção interessante para quem busca a segurança e a expertise de uma marca consagrada no mercado.
Obviamente, o investimento em redes de franquias aumenta a possibilidade de os empreendedores obterem lucros financeiros. Mas você sabe quais são as outras vantagens de investir em franquia de estética? Dê uma olhada abaixo!
Segmentos de mercado com amplas perspectivas
As empresas da área de estética têm um grande potencial de lucro, por isso é fácil ter sucesso. O setor é um dos que mais crescem no Brasil e continua ativo mesmo em tempos de crise.
- Os brasileiros são importantes consumidores de serviços de cosméticos
Investir em empresas com necessidades de consumo relevantes também é um fator que aumenta significativamente as chances de sucesso de qualquer empresa.
- A marca está consolidada no mercado
A credibilidade do mercado e a confiança dos consumidores são muito importantes, principalmente ao nível da saúde e da beleza, a segurança está em primeiro lugar. Partir de uma marca reconhecida é mostrar esse tipo de segurança.
- Suporte relacionado às diferentes áreas do seu negócio
Desde dúvidas na escolha de pontos até gestão, ações de marketing, etc. Você não estará sozinho, mesmo que seja o seu primeiro empreendimento, você terá a preparação e o suporte necessários para planejar o caminho mais adequado.
- Qualificação e especialização de profissionais
Os franqueadores geralmente fornecem suporte no recrutamento e treinamento de equipes, incluindo o treinamento de franqueados. Independentemente do tipo de negócio, é sempre imprescindível que todos os colaboradores recebam treinamento em suas funções.
Além da contratação de profissionais altamente qualificados, a formação específica e contínua proporcionada pelo franqueador é um bom facilitador na manutenção de operações de excelência (e padronizadas) para o seu negócio.
- Fornecedores parceiros
O franqueador é responsável por auxiliar fornecedores contratados de parceiros conhecidos e confiáveis. Isso evita vários problemas com parcerias desconhecidas que podem afetar o serviço e / ou a entrega do produto.
Além disso, o índice de fechamento de novas empresas fundadas há menos de dois anos também é muito expressivo, o que é mais um motivo para as vantagens de investir em franquia estética.
Por outro lado, para empreendedores que querem investir em beleza para ingressar na rede, o desafio é menor, mas também requer atenção. Os pontos de atenção que exigem cautela e planejamento incluem: escolher a melhor franquia, analisar o perfil dos franqueados, entender a operação do negócio e o investimento inicial médio.
Além disso, este último ponto atraiu a atenção das pessoas e deve ser a principal prioridade para os empresários ao analisar a viabilidade de estabelecer uma franquia estética. A seguir, vamos falar mais sobre isso.
Qual é o investimento inicial médio?
O investimento médio inicial para abrir uma franquia, seja uma franquia de beleza ou outros segmentos de mercado, deve ser avaliado com cuidado pelo empresário.
O valor de uma franquia é muito diferente de outra franquia e está relacionado ao tipo de negócio, força da marca e oportunidades de retorno financeiro.
Mesmo na hora de escolher a melhor opção para sua realidade e objetivo final, o valor alocado para o investimento irá variar.
Por exemplo, se você já tem um valor considerável, mas deseja continuar a aumentar esse tipo de patrimônio ao longo do tempo, ao invés de se preocupar, a escolha ideal é escolher um que possa dobrar esses valores sem assumir muito risco de investimento.
O fator investimento não deve ser o único aspecto considerado por quem tem interesse em abrir uma franquia. É importante estudar o modelo de negócios do franqueador e entender se ele é consistente com o seu perfil de franqueado.
Como escolher a melhor franquia?
Os empreendedores enfrentam muitas opções ao consultar as opções de franquia estética. Diante disso, as dúvidas surgem naturalmente, pois a princípio elas podem parecer muito semelhantes.
Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar a entender como escolher a melhor franquia de beleza e aumentar suas chances de sucesso no seu negócio.
- Descubra qual é o seu objetivo
O primeiro truque é descobrir qual é seu objetivo e como ele se relaciona com a franquia estética. Para ter sucesso em seu novo negócio, é importante entender seus objetivos.
Portanto, aqui, além de saber quais são seus objetivos, também é importante avaliar o perfil de seus empreendedores e franqueados.
- Selecione a franquia como referência
Encontre uma franquia como referência e forneça todo o suporte necessário para alcançar os melhores resultados. Os direitos de franquia com valor de referência no mercado são sempre a melhor opção para investimento.
Isso significa que você deve analisar cuidadosamente as características e o posicionamento da franquia e da rede no mercado. Uma dica interessante é conversar com franqueados de cidades com características semelhantes onde você planeja fazer negócios.
Quer saber qual franquia abrir na cidade? Nesse caso, a melhor forma é refletir com calma e encontrar a melhor solução para o seu caso, sempre contando com a expertise do franqueador. Ter um modelo de negócios bem estruturado que pode resolver problemas e fornecer todo o suporte necessário para o sucesso do negócio é um sucesso, certo?
- Entenda o perfil do franqueador
Conhecer o perfil do franqueador o ajudará a entender o modelo de negócios, os tipos de serviços e a consistência desses fatores com o seu próprio perfil de empreendedor. A ideia é dar uma ideia exata de como funciona o franqueador e se está de acordo com os valores que se pretende desenvolver.
Qual a imagem ideal do franqueado no campo da estética?
O franqueado da área de estética deve ser um empresário curioso, que entende o mercado, as tendências de consumo e se interessa pelo setor.
De um modo geral, a experiência não é um pré-requisito, desde que você tenha interesse no assunto e tenha vontade de aprender, participar de treinamentos recomendados pelo franqueador e outros, como gestão, liderança, etc.
Antes de escolher uma loja franquia de estética, pesquise o segmento de mercado que você atua e o tipo de negócio em que deseja investir, e busque o conhecimento necessário para administrar seu negócio. Portanto, pesquisar bastante e conversar com outros franqueados é um bom começo.
Você também deve adquirir conhecimento sobre o mercado de franquias, entender quanto dinheiro deve investir, escolher uma franquia que corresponda ao seu perfil e avaliar se tem a oportunidade de se comprometer com um novo negócio.
Na franquia, você não possui uma marca, portanto, seu comportamento deve respeitar o contrato e as diretrizes do franqueador. Tratar os funcionários do franqueador como parceiros pode ajudar muito na trajetória de sucesso.
A decisão de escolher uma franquia estética deve levar em consideração vários fatores, mas só se recomenda a continuidade do projeto se possuir os dados pessoais adequados para realizar este tipo de negócio.
Já sabemos que a área da estética é a que mais cresce no Brasil e, para muitas pessoas, representa uma oportunidade de entrar em um mercado com muitas possibilidades. O mercado brasileiro de beleza e saúde é atualmente um dos mais promissores, atraindo bilhões de dólares a cada ano.
Isso vale a pena? A resposta é sim!
Mesmo em tempos de crise, os brasileiros ainda encontram espaço no orçamento para a área da beleza. Hoje em dia, tanto homens quanto mulheres estão atentos à saúde estética, por isso o mercado é pouco afetado pela sazonalidade e a demanda é forte o ano todo.
Além disso, quem tem interesse em cuidados com a beleza costuma ter uma certa frequência, então essa é uma área que fideliza o cliente.
Invista em um negócio que é 10 em 1
Para muitos profissionais, ter uma clínica de estética é um grande sonho, pois lhes dá maior liberdade de trabalho e aumenta suas chances de obter uma renda maior. Investir em uma loja de estética pode ser uma boa forma de realizar esse sonho. Imagine investir em uma empresa que oferece outros 9 serviços além de serviços de beleza? Sim, uma empresa oferece 10 serviços!
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