Quais são os melhores setores para investir no Brasil?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como resultado da atual situação do país, muitos empresários sonham em abrir um negócio lucrativo. E é neste momento, antes de começar um empreendimento, que algumas dúvidas surgem, entre elas: quais são os setores mais lucrativos para investir no Brasil. 

Quem pretende abrir um negócio deve estar atento a pesquisas sobre os melhores setores para investir no país. É fundamental que o empresário esteja bem informado sobre a área em que pretende abrir seu próprio negócio.

Números Importantes

Conforme divulgado pelo relatório Focus, é esperado que o PIB em 2021 cresça em 3,22%. Apesar do número modesto, comparado a 2020, esse crescimento é um avanço, já que no ano passado, devido à crise do Coronavírus, o PIB teve uma queda de 4,1%. 

Nem com a crise que causou a pandemia, o ato de empreender no país deixou de atingir um recorde histórico em 2020: mais de 3,3 milhões de empresas abertas, sendo mais de 50% desse número com saldo positivo. 

Sabemos que a pandemia afetou fortemente o mercado, mas como os números acima mostram, os empresários continuam apostando em novos negócios.

Independente do cenário do país, os consumidores ainda têm suas próprias necessidades, então você que quer investir em um negócio, só precisa ter como alvo o público certo para vender e faturar. Conheça os setores mais rentáveis ​​para investir no Brasil.

  • Setor de T.I

A área de informática está muito ativa e em processo de modernização e é um serviço necessário para quase todos os negócios. Além disso, pode apresentar um custo de investimento inferior ao retorno que pode ser obtido.

De acordo com um estudo feito pela GeekHunter, o número de vagas no setor de T.I. cresceu 310% em 2020. 

  • Mercado audiovisual

A indústria de produção audiovisual é uma das áreas que têm ganhado espaço na economia. De acordo com o Relatório de Tendências 2020-2021 do Sebrae, o vídeo se tornará o novo padrão de comunicação das empresas. E evidenciando que essa tendência é cada vez mais real, os números divulgados pela Ancine, mostram que de 2014 a 2019 o mercado audiovisual teve um crescimento de 8,8%.

Se você está pensando em abrir uma empresa de serviços e tem certo interesse na produção de vídeo, ter uma produtora pode ser um negócio promissor.

  • Clube de Assinaturas

Os clubes de assinatura continuam crescendo no Brasil e no mercado mundial. Segundo dados do Betalabs divulgados, o setor cresceu 60% em 2020.

Nesse modelo de negócio, o assinante recebe mensalmente um conjunto de produtos selecionados, que podem ser livros, alimentos, bebidas, produtos para animais,etc. Esse com certeza é um mercado em expansão. 

  • Setor PET

Segundo dados divulgados pela Euromonitor International na Forbes, em agosto de 2020, o Brasil tornou-se o segundo maior mercado de produtos para animais de estimação do mundo, com participação global de 6,4%. 

O país fica atrás apenas dos Estados Unidos e reforça o argumento de que não há crise no mercado pet. Com a crise do coronavírus, a demanda não diminuiu, mas aumentou: as vendas no país aumentaram 30%. 

  • Mercado de beleza

O mercado de beleza é outro mercado que não parece ser afetado pela crise. 

De acordo com um estudo realizado pela Corebiz, as vendas do e-commerce de cosméticos aumentaram 68% em 2020. Em uma outra pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostrou que o mercado cresceu 1,1%.

Em 2019, o faturamento da área de beleza no país foi de mais de 29 bilhões de dólares. Com isso, o Brasil foi o quarto maior mercado mundial.  Já em 2020, houve um aumento de 30,9% na comercialização de produtos de cuidados com o rosto em território nacional. 

A pandemia mudou a forma como os produtos e serviços de beleza são consumidos.  Aumentou a busca por cosméticos que promovem o bem-estar e aliviam o estresse causado pelo isolamento. 

Ainda existem outros nichos e possibilidades na indústria da beleza para os empresários que desejam investir na área. 

  •  Mercado EAD

Para você que está pensando em investir, o EAD (educação a distância) é um dos negócios mais lucrativos. Segundo dados da Catho Educação, entre março e abril de 2020, o número de inscrições em cursos a distância aumentou 70%.

Além disso, dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)  mostram que em 2020, cerca de 1,7 milhão de brasileiros já participaram de cursos a distância. Estamos vendo mais uma vez o reflexo da pandemia no mercado.

Existem muitas maneiras de entrar no mercado de ensino a distância sem a necessidade de uma instituição de ensino ou franquia. Por exemplo, primeiro, você pode criar um produto de informação (curso online) ou abrir um canal no YouTube para monetizar seu conteúdo.

  • Setor da Saúde

Esse é o setor de maior destaque quando falamos sobre os mais lucrativos no país. 

Praticidade e saúde são coisas que muitas pessoas procuram combinar, e é por isso que este é um campo em evolução que representa um grande movimento econômico.

Nos últimos anos, a busca das pessoas em ter corpos mais saudáveis ​​e melhor qualidade de vida aumentou. A ampliação das consultas, exames, prontuários digitais e centros médicos contribui para o desenvolvimento do setor, que busca inovação e mais espírito empreendedor.

Se você não tem certeza em qual mercado iniciar seu negócio, nossa recomendação é que invista na área da saúde. Um dado importante divulgado pelo SEBRAE é a mortalidade das lojas franqueadas, que gira em torno de 15%, enquanto a mortalidade dos consultórios próprios é próxima a 80%. 

Segundo dados divulgados pela Euromonitor International em 2021, 78% dos consumidores alegaram dar mais atenção à alimentação e à saúde.

Dados da ABF mostram que as vendas de franquias de saúde, beleza e saúde cresceram 3,1%. Em 2020, o faturamento do setor foi de 35,276 bilhões de reais, e o número de unidades cresceu 0,4%.

Abrir um negócio na área da saúde, é investir em um dos setores mais lucrativos do país. Mas, no que investir dentro do centro? Franquias de clínicas, centros médicos e afins estão ganhando cada vez mais espaço na escolha de empresários.

Essa escolha tem acontecido pela comprovação que investir em uma franquia na área da saúde é mais rentável que abrir o próprio consultório. Quer saber quais são as vantagens e desvantagens entre abrir uma franquia e consultório próprio? Temos um artigo para você!

Se você já está decidido investir em franquias da área da saúde, clique aqui e conheça a Consultare Franchising, um Centro Médico Completo e integrado em expansão e totalmente inovador.

Mais artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *