taxas de franquia

Taxas de franquia: o que é e quais são as principais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O mundo do franchising tem crescido muito, principalmente durante o último ano. Mas é preciso conhecer as taxas de franquia. Já que elas fazem parte da estrutura que dá suporte ao franqueado.

Essas taxas possibilitam o crescimento da marca e o desenvolvimento da mesma para novas soluções. Sendo as principais os royalties, o fundo de propaganda e a taxa de franquia.

Continue lendo este conteúdo para entender tudo sobre elas. Veja o que são, para o que cada um serve e sua importância. Confira.

O que são as taxas de franquia?

As taxas de franquias estão previstas na Lei de Franquias (Lei nº 8955/94). Elas devem estar descritas na Circular de Oferta de Franquia (COF), que estabelece as bases da relação franqueado-franqueador.

Através do pagamento delas, o franqueador poderá investir na marca. Fazendo com que ela prospere ainda mais, e assim, garantindo retorno para todas as franquias.

Dessa forma, o franqueador investe nas despesas de treinamento, suporte e implantação da nova unidade, divulgação ou até em melhorias para a marca. Bem como também pode ser vista como uma remuneração ao franqueador por desenvolver o negócio e “emprestar” a tecnologia e operação.

A importância das taxas

As franquias são negócios já testados no mercado e que possuem um sucesso. Já que o franqueador precisou de muitos acertos e erros para chegar no resultado certo, criaram-se as taxas de franquias.

Elas servem para ajudar a franquia e o franqueado a sempre evoluir. Por exemplo, com a parte de treinamentos, know-how, marketing, divulgação, suporte de implantação, softwares, universidade corporativa, etc.

As principais taxas de franquia

A principal taxa de franquia é um encargo que deve ser pago após a assinatura do contrato. Ele é um valor único – pago apenas uma vez -, estipulado pelo franqueador a todos que aderirem à marca. 

Através dele que o franqueador consegue custear os primeiros passos da nova unidade. Por exemplo, treinamentos, operações, apoio e suporte no começo, direito de uso de marca, assistência no projeto e no ponto comercial.

Cada franquia deve estipular o valor dessa taxa, baseado no setor da empresa e estrutura necessária para a montagem. Algumas cobram apenas uma vez, mas outras estipulam que essa taxa seja quitada a cada renovação de contrato.

Royalties 

Uma das taxas de franquia que é cobrada mensalmente são os royalties. Por meio do pagamento, dão direito ao franqueado de utilizar a marca e todo conhecimento do franqueador. 

Assim, essa taxa deve ser paga durante toda a vigência do contrato. Seu destino é no investimento da marca, desenvolvendo novos produtos ou serviços e aprimoramento. Aliás, pode ser usada em ações que beneficiem os franqueados, como convenções, treinamentos e manuais.

Os royalties são cobrados sobre o faturamento bruto ou incorporado ao valor dos produtos. Cada franquia determina como será esse processo. No setor de serviços, essa taxa é menor por não terem o fornecimento de produtos.

A média da porcentagem de royalties é entre 4% e 10% do faturamento bruto mensal. Esse valor é acordado previamente pela franquia e o franqueador.

Fundo de propaganda 

O fundo de propaganda é uma das taxas de franquia que podem ser cobradas. Ele ajuda na criação da publicidade da marca, na divulgação da nova unidade e ações institucionais. Promovendo, assim, os produtos e serviços.

Pode ser uma porcentagem do faturamento ou um valor fixo todo mês. Normalmente, fica entre 2% a 5% do faturamento bruto de cada unidade.

Essa taxa, como diz respeito a propaganda e marketing das unidades, é de propriedade integral dos franqueados. Assim, eles devem ter acesso aos investimentos feitos pela franqueadora, números, retorno, etc.

Taxas de sistema

Não é toda franquia que cobra essa taxa. Já que ela serve para a manutenção dos equipamentos, assistência técnica, atualização e implementação de software, gerenciamento do site, sistemas integrados, etc.

Os custos podem variar ou serem fixos. Ao analisar a COF, poderá ou não ter essa taxa inclusa, junto com as condições de pagamento.

Taxa de serviço

A taxa de serviço é referente aos possíveis serviços extras prestados na unidade franqueada. Sendo esses, não planejados e não incluídos em nenhuma das taxas acima.

Os valores dependem da necessidade e ocasião. Assim, abrangem assistências gerais, imprevistos ou serviços não englobados nas outras. Mas também estará descrito no COF essa taxa.

Taxa de renovação

Essa taxa se refere a renovação de contrato entre o franqueado e a franqueadora. Normalmente, o acordo dura cinco anos.

Pode estar ou não inserida na taxa de franquia – estará descrita em COF e contrato. Já seu valor, é o mesmo da primeira vigência, acrescido de juros e inflação.

A Consultare Franchising oferece as melhores condições aos futuros franqueados. Além da isenção da taxa de publicidade, somos o centro médico mais completo. Assim, oferecendo diversas especialidades, exames, vacinas e procedimentos estéticos, tudo num único lugar. Junto com todo o apoio e treinamento dos novos investidores.

Continue lendo nosso blog!

Mais artigos