A pandemia do Novo Coronavírus movimentou a área de saúde como nunca tinha se visto nos últimos anos. Evidenciou a importância do setor e mostrou que é um segmento que está e continuará crescendo. Com isso, será que vale a pena investir na área da saúde?
No último ano antes do início da pandemia, os números já mostravam o crescimento do setor. Em seguida, no ano de 2020, essas estatísticas continuaram aumentando. Um dado que vale destacar é o crescimento de startups de saúde no Brasil, conforme um estudo da HealthTech, o país cresceu em 118%. Ou seja, isso significa que o país passou de 248 para 542 empresas. Esse progresso indica que vale a pena investir no setor.
No Brasil, o setor privado da saúde sempre esteve progredindo. Mesmo com o SUS – Sistema Público de Saúde, a população brasileira tem cada vez mais optado nos últimos anos pelo sistema privado. Essa demanda vem do aumento da renda dos brasileiros e insatisfação com o SUS.
Dessa forma, após um ano em que falou tanto em saúde, a previsão é que gradativamente as pessoas invistam em assistência médica.
Como está a área da saúde no Brasil?
Superando os 200 milhões de habitantes, conforme mostra a última pesquisa do IBGE em 2018 e assim, tornando o mercado brasileiro o 8º maior do mundo, o país hoje tem mais de 6 mil hospitais em seu território.
Além disso, o setor ainda conta com o SUS, o sistema público de saúde, que completa 33 anos desde sua criação. Apesar de ter um sistema gratuito para a população, parte dos brasileiros, acaba optando pelo atendimento de clínicas pagas.
Qual é o papel da área de saúde na economia brasileira?
Em primeiro lugar, quando falamos de saúde no Brasil, estamos falando de um dos principais motores da economia do país. Além disso, os setores de saúde privada e pública recebem grandes investimentos, sendo a área da saúde uma das maiores em gerar trabalhos e renda para o país.
De acordo com a última grande pesquisa do IBGE, os gastos com saúde no Brasil representaram quase 10% do produto interno bruto do Brasil. O que com isso, na pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também foi comprovado que dos 608 bilhões gastos em 2017 em consumo de produtos e serviços de saúde, 354 bilhões foram pagos por famílias no sistema privado, enquanto o governo investiu 253,7 bilhões no sistema público.
E em faturamento, o setor tem um dos mais altos, de acordo com Fehoesp, a área movimenta mais de 160 bilhões por ano e teve 47% de aumento nos últimos 4 anos.
Já um dado divulgado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar ( IESS), mostra que o número de empregos no setor saúde equivale a 5,1 milhões de pessoas distribuídas direta ou indiretamente em instituições públicas e privadas. Com a pandemia do Covid19, esse número continua em crescimento, já que o setor está em busca contínua de profissionais para combater o vírus na linha de frente.
Como o setor de saúde tem se saído na crise?
Dessa forma, depois de mais de 1 ano de pandemia, já podemos considerar que o Coronavírus trouxe uma das maiores crises para economia a nível mundial. Porém, o impacto na área da saúde foi menor comparado a outras áreas.
Hospitais e clínicas, mesmo com muita demanda durante a crise, perderam receita com a falta de procedimentos seletivos. Mas, apesar disso, o setor foi um dos menos prejudicados, e algumas empresas conseguiram crescer devido à alta demanda de pacientes, incluindo a rede de centros médico Consultare, que inaugurou em meados de 2020 uma unidade no centro da cidade de Campinas para atender a demanda de clientes. Além disso, a rede não efetuou nenhum desligamento de seus colaboradores em massa e nem necessitou de auxílios do governo.
Algumas novas leis no país também contribuíram para que a área continue em crescimento, incluindo a nova lei da periodicidade do exame toxicológico, que exige aos motoristas da categoria C, D e E a renovação do exame a cada 30 meses. Essa mudança na lei aumentou a procura por clínicas especializadas no exame desde Abril de 2020.
Motivos para Investir em um negócio na área da Saúde
Por que investir no setor da saúde? Se você ainda não está convencido que é um bom investimento, alguns números e informações do setor podem fazer você ver o potencial que a área tem. Apesar da crise econômica no país, como já citado, o setor da saúde não deixou de crescer e oferece grandes expectativas para os próximos anos. Veja 3 motivos para investir em um negócio na área da saúde.
Crescimento em Assinaturas de Plano de Saúde
O aumento de beneficiários de planos de saúde está acontecendo desde Julho de 2020. Os dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, disponibilizados em Maio de 2021, mostram mais de 47 milhões de usuários em planos de assistência médica.
O Envelhecimento da População Brasileira
O IBGE mostra dois dados importantes quando o assunto é idade da população: O primeiro é que nas últimas duas décadas, o número de idosos aumentou. O segundo é sobre ser esperado que o país até 2060, tenha uma população maior de idosos que a população de jovens .
E o que isso significa? Quanto maior o envelhecimento populacional, maior será a demanda para a área da saúde.
Nos últimos anos, aumentou a procura por serviços e produtos de cuidados com o bem-estar. Além disso, Procedimentos de cuidado com o corpo tornou-se comum, e de 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567% no país.
Assim, com o crescimento tão expressivo, os negócios da área de saúde perceberam a importância de ter esse setor de saúde e bem-estar dentre seus serviços.
A busca por saúde e bem-estar
O Setor de saúde no Brasil é um dos mais promissores. Esse crescimento já era visto antes da pandemia, com o Covid intensificou. Mas o que acontece nos próximos anos?
Os atendimentos fora de hospitais e consultórios serão cada vez mais comuns, os chamados teleatendimentos ganharam força nesse último ano, e é esperado que continue. As ferramentas digitais serão cada vez mais importantes para que especialistas atendam um paciente onde ele estiver.
Importante lembrar que a telemedicina foi regulamentada através da Portaria 467 de março de 2020, permitindo que os atendimentos fossem operacionalizados durante o isolamento social. Assim, após esse período, será escolha do paciente decidir como e onde deseja ser atendido.
Da mesma forma, também é esperado o aumento da integração das áreas, a Telessaúde e a assistência, são duas das principais áreas que serão cada vez centradas no paciente e de forma humanizada.
Essas mudanças no setor, exigirá que os profissionais sejam cada vez mais especializados e flexíveis para que saibam lidar com a complexidade, integridade e tecnologia do sistema.
Como é visto o empreendedorismo na área da saúde
Ter um negócio na área da saúde, é saber que você está tratando de um dos principais valores humanos básico, assim qualquer projeto que melhore as condições na área da saúde também é social. E qual é o problema nisso? A ligação que muitas pessoas fazem com “se é pra ajudar na saúde, então não pode ter lucro”.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o empreendedorismo social é algo que existe e dá muito certo no setor da saúde. Com um modelo de negócios sustentável, o principal valor está em cultivar uma cultura voltada para a mudança humana e social.
Ter um negócio que tem uma estrutura financeiramente sustentável e ao mesmo tempo sua taxa de sucesso está vinculada a causas sociais, como a saúde, é algo muito bem visto nos nos mundos dos negócios.
Dicas para você está pensando em investir na área da saúde
Invista no que você entende
Apesar da importância do cálculo financeiro, antes de qualquer coisa, para você encontrar o melhor investimento da área da saúde, você precisa entender sobre onde quer investir.
Então, antes de escolher qual o tipo do negócio que você quer investir, faça algumas perguntas como: qual produto ou serviço você oferecerá? Quem será o seu cliente? E para qual problema o seu negócio e a solução? Com as respostas dessas perguntas, você consegue definir qual o melhor tipo de negócio dentro da área da saúde, você deve investir. Uma clínica de consultas, exames, etc.
Estude a demanda do seu negócio
Antes de tudo, você precisa entender a demanda que o seu negócio terá, para ter conhecimento de quantas pessoas podem ser potenciais clientes, algumas perguntas podem te ajudar nesse processo: qual é a região de abrangência do seu serviço? Qual é a média de ocorrências dos procedimentos que seu negócio irá realizar? Quem e quantos são os correntes desse tipo de serviço? Existe algo que impede o oferecimento do seu serviço? Para essas respostas, você pode procurar por informações disponibilizadas gratuitamente na internet, em fontes como CNES, DataSUS e outros.
Por fim, agora que você sabe os motivos que valem a pena investir na área da saúde do Brasil, está na hora de conhecer uma rede de franquias que pode te trazer mais retorno financeiro dentro da área. Clique aqui e conheça a rede de consultórios Consultare.