Você sabe como começar uma franquia de sucesso? Cada vez mais as pessoas estão buscando negócios para investir. Por isso, o empreendedorismo tem crescido muito no Brasil e no mundo.
As franquias são vistas como negócios seguros para investimentos. Isso porque, o empreendedor trabalhará com uma marca já consolidada no mercado.
Dessa forma, o número de franquias que dão certo tem aumentado muito. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor alcançou um faturamento de R$91,4 bilhões no primeiro semestre de 2022.
Então, se você pensa em investir numa franquia de sucesso, continue a leitura deste conteúdo. Vamos apresentar quais são os primeiros passos para abrir seu negócio. Confira.
Franquias de sucesso
Uma franquia é outra unidade de uma marca que já é conhecida no mercado. Por isso, ela apresenta um modelo de negócio que tem muitos benefícios, em comparação a começar o próprio negócio do zero.
Por exemplo, ao abrir uma franquia, o franqueado já conta com uma marca conhecida. O que dá mais confiança ao consumidor. Além disso, ele recebe todo suporte da franqueadora, com consultorias e treinamentos.
Com isso, as chances de não dar certo são menores do que a dos outros tipos de negócios. E as franquias também conseguem se manter no mercado por mais tempo, visto que já apresentam um modelo de negócio consolidado.
Antes de investir
Dentre os setores de uma franquia, o que mais cresce é o de Saúde, Beleza e Bem-Estar. De acordo com a ABF, no primeiro semestre de 2022, esse setor cresceu quase 17% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior.
Superando o de alimentação, os ramos de hotelaria e turismo, moda e casa e construção. O que representou um faturamento de mais de R$21 bilhões.
Esses números são explicados pela crescente preocupação da população com a saúde – em especial, após um período de pandemia. Com isso, as pessoas não procuram médico apenas quando estão doentes. Mas sim, como algo preventivo.
Além disso, há a dificuldade em ter um plano de saúde. Junto com as longas filas do setor público.
Assim, muitos estão procurando clínicas e laboratórios particulares. Mas que também oferecem um preço acessível.
Primeiros passos para ter uma franquia de sucesso
O primeiro passo é localizar um setor pelo qual você tem mais afinidade e conseguirá gerir. Não precisa, necessariamente, ser algo que você já trabalha. Mas precisa ser algo que tenha seu perfil.
Após localizar um setor pelo qual você tem mais afinidade, é preciso se preparar financeiramente. Ao buscar e demonstrar interesses pelas franquias das quais gostaria de gerir, você receberá um documento contendo tudo o que precisará ser investido. Como os prazos de retorno e o que a franqueadora oferecerá.
Conheça o que você vai investir
O setor que gosta ou já trabalha foi escolhido, então agora é hora de analisar o negócio. Conhecer a fundo o que cada empresa oferece, seus diferenciais, no que a franqueadora ajuda, etc.
Gerenciar um negócio é bem diferente de expandi-lo. Por isso, é muito importante conhecer as opções de franquia no setor em que deseja trabalhar.
Avalie seu investimento
Ao demonstrar interesse na franquia, você será informado dos valores de investimento, tempo de retorno, lucratividade, etc. Com isso em mente, analise suas finanças e veja se está preparado para isso.
Uma vez que, além do investimento inicial, você terá mais alguns gastos. É fundamental ter um capital de giro para manter o negócio operando até ela pagar seu investimento.
Outro ponto fundamental é saber se precisará de empréstimos. Se sim, de quanto? Demorará quantos meses para pagar?
Todas essas informações são importantes para que você esteja preparado financeiramente, e não seja pego de surpresa. Por isso, ter um planejamento dará mais segurança.
Converse com a franqueadora
Em reuniões com a franqueadora, aproveite para tirar todas as dúvidas. Saiba as regras de funcionamento, valores, projeção de lucros, limitações, vantagens, etc.
Ao decidir por uma empresa, você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca. Esse documento apresenta todas as informações comerciais, financeiras e jurídicas da franquia.
Com essas informações em mãos, ficará mais fácil saber sobre seus investimentos iniciais e em quanto tempo terá o retorno do dinheiro. Além disso, terá projeções mais realistas sobre as finanças da franquia.
Escolha do ponto comercial
Após todos os processos burocráticos de assinatura de contrato e pagamento de taxas, você poderá sentar com seu franqueador para escolher o ponto comercial. A matriz irá auxiliar em todos esses processos, tornando-os mais fácil.
É preciso fazer uma avaliação da região, verificando qual público que passa por ali e se ele é o público-alvo da marca. Além de analisar o acesso e localização da empresa.
Depois, serão passados os treinamentos e consultorias. Junto com os processos dentro da empresa. E, por fim, você já poderá começar a desfrutar da sua franquia de sucesso.
A Consultare oferece todo suporte ao franqueado, além de uma ferramenta de geomarketing para ajudar a escolher o local. Por ser um centro de medicina acessível e de qualidade, as franquias não param de crescer.
Continue lendo os outros artigos no nosso blog!