perfil do empreendedor de franquia

Perfil do empreendedor de franquia: como é e quais as características?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você sabe qual é o perfil do empreendedor de franquia de sucesso? Esse mercado vem crescendo muito nos últimos anos. 

Afinal, se trata de um modelo de negócio consolidado, o que aumenta as chances de sucesso do negócio. Mas há algumas habilidades e atitudes que são importantes para o franqueado.

Continue a leitura desse conteúdo para descobrir quais são elas. Além disso, veja como desenvolvê-las e quais são os erros mais comuns que o franqueado comete. Confira.

Perfil do empreendedor de franquia

O mundo do empreendedorismo apresenta diversos desafios. Porém, com aprendizado e adaptação, qualquer um que deseje entrar nesse tipo de negócio consegue prosperar.

Afinal, toda empresa passa por um processo de amadurecimento, com erros e acertos. Por isso, todos têm o tempo do aprendizado para ver o que dá certo e o que não dá.

E o setor de franquias ainda traz a vantagem de ter suporte na gestão. Isso porque, mesmo que o empreendedor tenha pouca experiência, ele terá auxílio do franqueador.

Mas, mesmo parecendo um negócio muito seguro, é preciso que o empreendedor tenha algum conhecimento de mercado. Além de afinidade com o negócio que deseja trabalhar.

Principais características 

Liderança

Um empreendedor de franquia estará à frente do negócio. Por isso, uma boa liderança faz toda a diferença no negócio. 

Essa é aquela capacidade de envolver os colaboradores para um mesmo objetivo: o sucesso da empresa. O que é muito diferente de cobrar resultados. 

Já que um líder estimula o desenvolvimento para que a equipe se torne eficiente. Além de, também, inspirar seus funcionários. 

Compromisso

Para o negócio dar certo é muito importante que o empreendedor se comprometa com aquilo. Pois desafios irão aparecer, mas o gestor empenhado consegue cumprir com aquilo que foi confiado.

Além disso, o compromisso se dá também com o franqueador. Seguir os processos, prazos e procedimentos da marca já consolidada ajudará no sucesso.

Planejamento

O planejamento é uma característica importante no perfil do empreendedor de franquia. Um gestor precisa ter foco e saber quais são os próximos passos.

Com organização, é muito difícil que ocorra incidentes ou que algo saia do controle. Sendo assim, as chances de sucesso são muito grandes.

Comunicação

O mundo do empreendedorismo está cheio de investidores trocando informações e dando dicas para aqueles que estão começando. Por isso, ter uma comunicação fácil e clara ajuda muito nessa jornada.

Ainda mais no mundo das franquias, onde terá que estar em contato sempre com o franqueador. Seja para auxílio em algum ponto ou repassar relatórios, por exemplo.

Afinidade com o mercado

Independente de tudo, o empreendedor precisa gostar do mercado que irá atuar. Quanto maior o interesse nesse setor, maiores são as chances de sucesso.

Não necessariamente você precisa ter uma formação acadêmica ou técnica no negócio. Mas é preciso gostar da área de atuação. Sendo essa uma atividade prazerosa.

Como desenvolver um perfil do empreendedor de franquia?

As características que compõem um bom perfil de empreendedor podem ser adquiridas com muito foco e dedicação. Para isso, há muitos conteúdos que ajudam o franqueado com dicas, como nosso blog.

Dessa forma, buscar sempre por conhecimento é um ponto fundamental para o empreendedor. Já que procurar por novas informações aumentará o campo de conhecimento em gestão, estratégica e no mercado que atua.

Isso também ajuda na solução de problemas. Outro ponto forte que o empreendedor de franquias precisa ter. Afinal, o mundo dos negócios exige respostas mais rápidas.

Além de tudo isso é preciso organização. Saber dividir seu tempo e tarefas, sem perder documentos importantes ou esquecer de realizar alguma aprovação.

Erros que o empreendedor de franquia comete

Um dos erros mais cometidos pelos empreendedores de franquia é não dar atenção para seu novo negócio nos primeiros meses. Principalmente o setor de vendas, que deve ser acompanhado de perto.

Afinal, para qualquer franquia dar certo é preciso que haja vendas. Seja para pagar as despesas ou recuperar o investimento. Por isso que no começo é preciso ter muita dedicação com esse setor.

Além disso, é preciso ter em mente que nenhum negócio dá certo se ele ficar sozinho. É importante estar sempre por dentro do dia-a-dia do negócio.

Mesmo para as franquias, que têm uma certa garantia de sucesso no mercado. Se o franqueado não estiver dentro, trabalhando, o negócio pode não funcionar.

Outro ponto que é um dos erros cometidos pelos franqueados é quanto a escolha de local. Se o ponto não tiver consumidores e/ou não forem o público-alvo do negócio, ele não gerará lucros.

Aqui na Consultare, temos uma ferramenta de geomarketing especializada para ajudar na escolha do local. Garantindo que seja um ponto quente para nossos leads.

Dessa forma, com o perfil de empreendedor de franquia e as dicas certas, o negócio será um sucesso. Mas é preciso evitar os erros comuns e ser participativo na franquia.

Continue lendo os artigos do nosso blog!

Mais artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *