empreender franquia da saúde

Empreender em franquias da saúde: diferenciais e modelos de negócio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O empreendedor nem sempre precisa começar do zero. Principalmente para aqueles que estão iniciando, ter um negócio já consolidado pode trazer muitos benefícios. É o caso para quem deseja empreender em franquias da saúde.

Afinal, vivemos um período de muitas incertezas e preocupações quanto à saúde. Junto com o fato do envelhecimento da população, as buscas por esse serviço dispararam. 

Continue a leitura deste conteúdo e confira mais sobre empreender em franquias da saúde. Além disso, veja os benefícios e os modelos de negócio. 

Empreender franquias da saúde

Segundo o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), mais de 60% das famílias dizem que a “saúde” é a primeira de suas preocupações. E a pandemia só deixou esse fato ainda mais em evidência.

A pesquisa Tracking the Coronavírus mostrou que o Brasil lidera em algumas doenças amplificadas pelo COVID. Como, por exemplo, ansiedade (41%), alimentação excessiva (39%) e enxaquecas (14%).

Somado a isso, temos o fato de que a população está cada vez mais envelhecendo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2030, o número de idosos acima de 60 anos vai ultrapassar o de crianças entre zero e 14 anos.

Com uma população mais velha, a busca por serviços de saúde só aumentará. Além disso, vemos a crescente preocupação com o bem-estar mental, que até 30 anos atrás não era tão importante.

O que torna essa área muito atrativa para empreendedores. Já que é um mercado essencial, e ainda, está em crescimento.

Junto a tudo isso, temos as franquias da saúde. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de saúde se mostra em primeiro lugar de faturamento. Foram mais de 13,4% de aumento no primeiro trimestre, comparado ao ano anterior.

Vale a pena investir?

O setor de saúde se mostra uma ótima aposta para quem quer empreender. Além de ser um serviço procurado por toda a população, sua busca cresceu mais nos últimos anos. Associado a um período pós-pandêmico.

Mas, como investir envolve riscos, já é uma vantagem quem começa com alguns pontos consolidados. Veja as vantagens de empreender em franquias da saúde.

Mercado

O faturamento desse mercado vem crescendo muito, principalmente com o período pós-pandemia. Apenas em 2021, o setor de franquias da saúde atingiu R$39 bilhões, com previsão maior para 2022.

Esse segmento está em primeiro lugar nas franquias, segundo a ABF. Inclusive, com faturamento maior do que a área da alimentação.

Consultorias

O franqueado recebe todo o apoio da franqueadora. Seja na parte administrativa, marketing, financeira, etc.

Terá sempre uma consultoria de negócio com o dono da marca. Assim, ele poderá auxiliar em pontos essenciais para o crescimento da franquia.

Consolidado

Empreender sempre trará riscos. Mas, com as franquias, essa não será uma preocupação. Isso porque ela já traz uma marca consolidada e reconhecida no mercado.

Assim, o risco de não ter sucesso já é muito menor. Com produtos e serviços já testados e aprovados pelas pessoas, e com uma base de clientes cheia.

Retorno

Ao aderir às franquias, você receberá alguns documentos com o faturamento e lucro médio esperado. Com isso, já terá uma previsão de quando terá seu retorno do investimento. Normalmente, costuma vir em torno de 24 a 36 meses.

Além de ter uma expectativa sobre os lucros que serão gerados. Assim, tendo um planejamento financeiro melhor e podendo até se preparar para todos os cenários.

Modelos de negócio

Empreender em franquias da saúde abre um leque enorme de oportunidades no mercado. Afinal, as opções de negócio são muitas. Sendo elas:

  • Clínicas populares: 

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mais de 77% dos brasileiros não têm plano de saúde. Dependendo do serviço público ou de clínicas com preço popular. 

O que já demonstra um grande mercado com preços mais acessíveis. Seja para consultas ou exames.

  • Vacinação: 

Apesar do serviço de saúde oferecer vacinas, muitas delas ficam em falta rapidamente. Além disso, há doses que só estão disponíveis para crianças e idosos.

Principalmente após o período de COVID, percebemos o quanto ter uma carteira de vacinação completa salva vidas. Por isso, a busca por elas está em alta e nunca deixará de ser um serviço essencial.

Junto a isso, temos muitas pessoas que buscam clínicas particulares pelo atendimento diferenciado. Afinal, essa é uma característica presente nesses profissionais.

  • Estética: 

Cuidar do nosso próprio bem-estar também se tornou muito importante. A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), mostra que esse mercado cresceu 567% em cinco anos.

Cada área da saúde mostra um crescimento de faturamento e importância perante ao público brasileiro. Mas, não seria muito melhor ter todos eles juntos, em uma só franquia?

A Consultare oferece consultas com mais de 30 especialidades, além de exames de imagem e laboratoriais. Conta ainda com uma estrutura completa de estética, vacina, pequenas cirurgias e todos procedimentos odontológicos.

Dessa forma, empreender em franquias da saúde é uma ótima forma de investir. Afinal, os números desse setor estão se mostrando crescentes, principalmente com o pós-pandemia.

Então, não perca mais tempo e venha investir em franquias de resultado na Consultare!

Mais artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *