A expansão de franquias está acontecendo em todos os setores no Brasil. Afinal, quem não quer investir num negócio já consolidado no mercado, com sucesso garantido?!
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias faturaram mais de R$43 bilhões no primeiro trimestre de 2022. O que mostra um crescimento de mais de 8% em relação ao mesmo período de 2021.
Com isso, muitos empresários pensam em expandir sua marca, transformando ela numa franquia. Mas, como franquear sua marca? Quando expandir o negócio? Quais os benefícios disso?
Para responder estas, e outras dúvidas, continue a leitura deste conteúdo.
Expansão de franquias: como e quando fazer?
Ao ter uma marca já estabelecida no mercado, com clientes fiéis e consolidada, pensar em transformá-lo numa franquia pode ser uma boa ideia. Mas, não é uma tarefa que se deve fazer da noite para o dia.
Pois muitos pontos devem ser pensados e analisados antes. Por exemplo, o negócio precisa ser lucrativo e ter características únicas, das quais as pessoas irão se interessar e querer investir numa franquia.
Na área da saúde, muitos profissionais que já têm sua própria clínica pensam em expandir ela com franquias. Porém, é preciso ter processos, uma gestão estruturada, confiança e ser conhecida no mercado.
Além disso, o negócio precisa ser replicável, ou seja, ser reproduzido em larga escala. Com isso, ele dará uma margem de lucro, assegurando a sobrevivência do mesmo após pagar as despesas internas e taxas para a franqueadora.
E, claro, ter um modelo de gestão e de operação consolidado ao negócio. Sendo ele padronizado e documentado, para poder ser replicado nas diversas franquias.
Dessa forma, antes de pensar na expansão de franquias, é preciso avaliar:
- Se sua marca é forte e consolidada;
- Se o modelo financeiro é forte;
- E ter modelo de gestão e operação replicáveis.
Com isso, você já pode começar a planejar a expansão de franquias da sua marca. Lembrando que para esse passo, será necessário ter uma estrutura completa para dar todo o suporte e gerir as franquias.
Por isso, tenha um pessoal qualificado, com organização interna e faça um controle das futuras redes.
Dicas para expandir franquia
Infraestrutura
O passo mais importante é verificar se a sua marca está preparada para essa expansão. Ela é reconhecida? Tem vários clientes? É uma marca consolidada no mercado?
Com isso, deve ser repensado todos os processos de gestão e estrutura da empresa. Eles devem ser documentados, se tornando padrão e repassados ao franqueado.
Processos
A parte burocrática precisa ser analisada e documentada antes de vender sua primeira franquia. É preciso adequação jurídica do negócio, ter todos os passo a passo dos processos, gerar a COF (Circular de Oferta de Franquia), o contrato, taxas e royalties.
Para isso, deve ser feito um estudo completo sobre o negócio. Deixando toda a parte de contratos e processos finalizados.
Transmitir o conhecimento
Um dos grandes diferenciais de uma franquia é que o franqueado recebe materiais da franqueadora. Por isso, deve haver um treinamento para expandir a franquia.
Repassando o know-how da melhor forma, garantindo que o franqueado compreenda todas as etapas do processo que a marca tem.
E sempre ir atualizando. Já que, não é porque as atividades já estejam documentadas, que o franqueador não pode ir atualizando alguns pontos, conforme as mudanças do mercado.
Processo de seleção
Toda franqueadora faz um processo seletivo para aprovar um empreendedor para ser o próximo franqueado. Isso porque, ele estará recebendo uma marca já consolidada e com processos próprios que precisam ser seguidos, para a continuidade do sucesso.
Essa entrevista serve para analisar o perfil dos candidatos. Assim, será possível escolher alguém que trabalhe para o crescimento do negócio.
Além disso, é preciso que seja alguém que o franqueador tenha uma boa relação. Já que estarão sempre em contato, trocando informações e trabalhando juntos em prol do crescimento da marca.
Benefícios
Planejar a expansão de franquias do seu negócio traz inúmeras vantagens para a marca. A empresa, que já é consolidada, se torna ainda mais reconhecida em outras localidades. Assim, atingindo novos públicos.
Além disso, as franquias geram uma grande rede de conhecimento. Já que a franqueadora e as franqueadas poderão trocar experiências e conhecimentos, visando o crescimento da marca como um todo.
Ter franquias é um jeito mais rápido de expandir sua marca. E, também, com um investimento bem menor.
Dessa forma, a expansão de franquias vem como um formato onde todos os envolvidos podem tirar várias vantagens. Além de ser um dos setores que mais cresce.
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